Por Fabiano Faccini
As organizações estão em constante mudança com o objetivo de atualizar-se no mercado, oferecer melhores produtos, implementar processos mais eficientes, reduzindo seus custos e melhorando os seus resultados.
Estas mudanças nos processos e produtos podem acrescentar riscos de novas falhas, portanto, o gerenciamento eficaz destas mudanças é fundamental.
E se novas falhas ocorrerem, como se pode agir para resolver os problemas de forma rápida e sem que ocorram reincidências?
Neste artigo abordaremos a utilização do modelo A3 de Resolução de Problemas nas organizações.
Este modelo está apoiado na aplicação de ferramentas da qualidade e no ciclo PDCA.
O modelo A3 para resolução de problemas tem como principais objetivos:
- Estabelecer o método de resolução dos problemas;
- Ser de fácil compreensão e preenchimento;
- Dar visibilidade ao problema e a lógica da investigação;
- Padronizar a forma de resolver os problemas na organização;
- Ser de ampla utilização nas áreas da empresa, não somente no setor fabril, mas também em áreas administrativas;
A aplicação do modelo A3 é recomendada para problemas que requeiram uma investigação aprofundada da causa raiz, das causas contributivas, sistêmicas e que requeiram ações para prevenir sua reincidência.
Afirma-se isto, pois nem sempre existirão recursos disponíveis para a criação de um time para investigar os problemas.
Para os problemas com baixa severidade, que apresentam causas especiais e poucas ocorrências ou/e onde a sua causa raiz já seja conhecida, recomenda-se o uso das ferramentas básicas da Qualidade.
O processo de resolução A3 possui algumas etapas para a sua execução que seguem abaixo:
- Definição do time e descrição do problema:
Definir o time multifuncional que irá participar da investigação. Entender o problema, o processo e descrevê-lo objetivamente;
- Análise de Causa e Efeito:
Utiliza-se o diagrama de Ishikawa para a definição de causa raiz;
- Listagem das Causas Raiz:
Listar todas as causas raiz e contributivas para o problema que está sendo investigado;
- Definição das ações corretivas:
Definir as ações de contenção e corretivas para que o problema seja interrompido e em seguida resolvido.
- Definição de responsáveis:
Definir responsáveis para as ações listadas.
Utilizar verbos no infinitivo para iniciar as ações. (Ex.: criar sistemática de controle, registrar os controles ou corrigir o vazamento).
- Apresentação dos resultados:
Os resultados devem ser apresentados no mesmo formato como foi descrito o problema no passo 1.
Isto vai apoiar a verificação de eficácia deste projeto.
- Padronização, treinamento e prevenção de recorrência:
Usualmente é necessário ajuste, criação ou controle sobre algum processo para que um problema seja realmente solucionado.
Caso isto ocorra, todas as modificações, alterações de processos, procedimentos, planos de controle e FMEAS devem ser devidamente comunicados e os envolvidos ser treinados.
- Reconhecimento do time pelo comprometimento:
Após o esforço de todos os envolvidos e das metas atingidas, deve ser reconhecido o trabalho do time.
O modelo A3 em Excel apoia a execução das etapas, pois contém os campos e dados necessários para condução dos trabalhos com o time.
O preenchimento do formulário torna visível aos demais funcionários o andamento das atividades, pode ser manuseado e tornam físicas todas as iniciativas do time.
Veja abaixo uma parte do formulário:
Figura 1 – Planilha A3 para Resolução de Problemas
O mesmo arquivo contém duas planilhas adicionais, sendo a primeira para detalhamento e gerenciamento do plano de ação.
Existem múltiplos campos para registro de atividades, prazos, carga de trabalho necessária, etc.
Como usuário deste arquivo afirmo que é um suporte para o plano de ação que será registrado no A3, contendo o detalhamento das ações.
É importante que todas as ações tomadas sejam registradas para que o trabalho seja uma referência para atividades futuras.
Figura 2 – Planilha para detalhamento do plano de ação
Para complementar a análise da causa raiz, existe uma terceira planilha que tem como objetivo ampliar a avaliação e conhecimento do time, utilizando a ferramenta dos 3 Legs e 5 Whys.
Na aplicação desta ferramenta, o time poderá investigar e refletir sobre as causas sistêmicas que podem ter originado o problema, bem como, a análise da detecção deste problema dentro da organização.
Na planilha existem três colunas, Sistêmicos, Produto e Detecção.
Em muitas investigações que participei, havia barreiras para a investigação das causas sistêmicas ou por que a detecção havia falhado.
Esta simples planilha torna esta análise uma premissa para a investigação em questão.
Figura 3 – Planilha de análise de causa raiz sobre produto, detecção e sistema.
O modelo A3 pode ser aplicado a qualquer organização, seja um hospital ou um escritório jurídico, pois problemas fazem parte da rotina de muitas organizações e ter a ferramenta adequada na hora certa faz muito a diferença.
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