10 Melhores Artigos

EIS OS MELHORES ARTIGOS JÁ PUBLICADOS NESTE BLOG:

1.   David A. Garvin e as Oito Dimensões da Qualidade por Gregório Suarez – Parte 1
 david-garvin-parte-1 Você conhece o Guru da Qualidade David Garvin? O que pensa de sua definição das Abordagens da Qualidade? Sabe das Oito Dimensões da Qualidade? Isso pode ser importante para você. A Satisfação do Cliente passa pela plena compreensão do que significa Qualidade para o Cliente. Esta análise detalhada esclarece estes conceitos até a própria Gestão Estratégica da Qualidade
2.   Aplicando AMFE para Gestión de Oportunidades en la ISO 9001:2015 por Gregório Suarez
 amef-br-esp-13 La ISO 9001:2015 trae una serie importante de mudanzas y algunas novidades. Se destaca especialmente la introducción de la “Mentalidad de Riesgo”. A lo largo de la norma toda mención a “riesgos” aparece como “riesgos y oportunidades”.
3.   Como usar FMEA para Gestão de Riscos na ISO 9001:2015 por Gregório Suarez
 fmea-22 Neste trabalho apresento detalhadamente o BUSINESS RISK  FMEA  (BR FMEA), uma variação do FMEA apta a realizar o processo completo de Gestão de Riscos dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade.
4.   Cómo usar AMFE para Gestión de Riesgos en la ISO 9001:2015 por Gregório Suarez
 amef-br-esp-12 En este trabajo presento minuciosamente el AMFE para RIESGOS del NEGOCIO, conocido como “Business Risk Failure Mode and Effects Analysis (BR FMEA)”, esto es, una variación del AMFE apta a realizar el proceso completo de la Gestión de Riesgos dentro de un Sistema de Gestión de Calidad.
5.   SERVQUAL: Medindo a Qualidade em Serviços por Gregório Suarez
 servqual-4 Este trabalho visa esclarecer os conceitos e aplicação da mais importante ferramenta já desenvolvida para avaliar a percepção dos Clientes sobre a Qualidade de um serviço: o SERVQUAL, de autoria dos cientistas

Este é o principal resultado da pesquisa realizada em 1985 pelos cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry no MSI sobre Qualidade em Serviços.

6.   8D Ocho Disciplinas para la Resolución de Problemas por Raúl Sejzer
 global-8d Surgido y aplicado durante la Segunda Guerra Mundial, aunque perfeccionado y masificado por la Ford Motor Company, este método es quizás uno de los más interesantes y difundidos para el análisis y resolución de problemas.

Se lo conoce de manera habitual como las Ocho Disciplinas para la Resolución de Problemas. 8D es sencillamente un método de trabajo en equipo para identificar, corregir y eliminar problemas dentro de nuestros procesos.

7.   Como implementar um Programa 5S Sustentável? Por Edson Miranda da Silva
 fig-2 O 5S é uma filosofia. Aplica-se em qualquer lugar e é importante para qualquer pessoa. Você sabia que o 5S foi desenvolvido por donas de casa no Japão após a segunda guerra mundial? A escassez de recurso e a promiscuidade obrigaram-nas a implementar técnicas para conseguir manter um lar aconchegante e funcional! Elas foram tão eficazes, que os maridos aprenderam e trouxeram essas técnicas de organização e limpeza para as empresas.
8.   Porque é tão difícil implantar o Sistema Toyota no Brasil? Por Aníbal Haib
 taichi-ohno-2 Sempre que se comenta sobre a aplicação do Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de Produção em empresas situadas aqui no Brasil, vem à mesma questão: “Aqui isso não funciona, brasileiro não é igual a japonês, esse sistema só funciona no Japão”.Porém fazendo uma análise mais aprofundada dos motivos de tanta desconfiança e incredulidade, podemos citar algumas premissas que fazem com que essas afirmações sejam realçadas:
9.   Mapeamento de Processos por Fabiano Faccini
 mapeamento O Mapeamento de Processos é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos..
10. WCM – Manufatura de Classe Mundial por Edson Miranda da Silva
 fig-2 O WCM – World Class Manufacturing, Manufatura de Classe Mundial é um conjunto de conceitos, de princípios e de técnicas para a gestão dos processos operativos de uma empresa e têm origem no “Sistema Toyota de Produção” (TPS).