A3: Passo a Passo com exemplos reais por Edson Miranda da Silva

A3-Report-Flow

Por Edson Miranda da Silva

Origens

O Pensamento A3 é um componente básico do Lean Production (Produção Enxuta) surgiu à medida que o pessoal da Toyota encontrava problemas ou oportunidades de melhorias.

Eles solucionavam os problemas de maneira agressiva e sistemática para encontrar uma maneira melhor de trabalhar.

Então, verificavam rigorosamente que esta nova maneira se tornava o modo padrão de fazer o trabalho, caso contrário, a verificação continuava até que os problemas fossem resolvidos satisfatoriamente.

a3-management-4-728

O Relatório A3 é uma ferramenta onde problema, análise, ações corretivas e plano de ação são escritos em apenas uma das faces de uma única folha de papel tamanho internacional A3 (297 x 420 mm), normalmente utilizando-se gráficos e figuras.

Portanto, o relatório A3 é a ferramenta para apresentar de forma sintetizada e organizada a solução encontrada para o problema.

Um relatório A3, além ser uma representação do ciclo PDCA, conta a história do problema, como será resolvido (plano de ação) e como saberemos que as melhorias foram implementadas (acompanhamento).

Assista este excelente vídeo: https://youtu.be/g3-xmtEvewc

O A3 para solução de problemas segue o processo de um PDCA e pode ser observado na figura abaixo.

Fig 1

Como criar um relatório A3?

É necessário inserir somente informações relevantes e importantes, e o autor do relatório A3 deve colocar informações suficientes para que sejam compreendidas e reflitam os pontos mais importantes.

Passo a Passo para criação do Relatório A3

Estas etapas são organizadas em uma folha A3, e devem obedecer aos seguintes critérios.

1 – Título:

  • Defina um título para seu relatório. Sobre o que você está reportando?

2 – Definição

  • Por que você está falando sobre isto?
  • Qual problema do negócio você está tentando resolver ou analisar? Seja conciso.
  • Observe qualquer informação contextual ou de segundo plano que seja necessária para entender completamente a questão.
  • Indique como esse problema afeta os objetivos da empresa ou como ele está relacionado aos valores do negócio.

3 – Estado Atual

  • O que está acontecendo? Utilize fatos e datas;
  • Seja visual, utilize gráfico de Pareto, gráficos e esboços, insira um diagrama que ilustra como o processo atual funciona.
  • Insira diagramas de fácil compreensão de modo que qualquer pessoa leiga possa compreender o problema.
  • Torne o problema claro;
  • Destaque os grandes problemas.

Você pode coloca-los dentro de desenhos do tipo rajadas de tempestade para separá-los dos demais.

  • Inclua medidas quantificadas sobre a extensão do problema – representações gráficas são as melhores!

Fig 2.png

4 – Estado Desejado ou Meta

  • Insira um diagrama que ilustra como o processo proposto irá trabalhar após as melhorias.
  • Fale sobre a melhoria esperada em termos de medida de interesse (especificamente e quantitativamente).

Ex.: A melhoria vai proporcionar mais vendas e dobrar o lucro atual ou vai aumentar a performance da máquina dando um ganho de produtividade em 40% que equivale a um aumento nos lucros de 10%.

5 – Análise

  • Liste o (s) principal (ais) problema (s);
  • Utilize os “por quês?” até chegar à causa raiz.
  • Uma regra-de-ouro: você não alcançará a causa raiz até que você faça pelo menos cinco vezes a pergunta: “por quê?”!;
  • Analise a lista de respostas para cada por quê;
  • Utilize os 5W2H, o diagrama de causa e efeito, brainstorminge as 7 ferramentas da qualidade.

6 – Proposta

  • Quais as contramedidas propostas?
  • Insira um diagrama que ilustra como o processo proposto irá trabalhar;
  • Liste a (s) contramedida (s) que irá abordar a (s) causa (s) identificada (s).
  • Preveja a melhoria esperada na medida de interesse (especificamente e quantitativamente).

Lembre-se que na meta ele já foi quantificada, mas agora como temos uma análise mais detalhada, isto é hora de verificar se será possível atingir a meta em termos quantitativos.

7 – Plano de Ação

  • Faça uma lista das ações (o quê), indicando o porque?, onde, quando, os responsáveis (Quem), o método (como será) e quanto custa.

Esta ferramenta também é conhecida como o 5W2H;

8 – Acompanhamento (Follow-up)

  • Como está o acompanhamento das ações perante o planejado?

Fig 3

Fig 4

Fig 5

Fig 6

Exemplos de A3Fig 7

Fig 8

Fig 9Fig 10Assista este excelente vídeo: Processo A3: Gerenciando para o aprendizado


Acabo de lançar a 2ª Edição do meu ebook sobre o Relatório A3:

A3 da Toyota na Prática: Segunda Edição

Guia detalhado com casos reais 

Apresentando o Relatório A3 utilizado

no Sistema Toyota de Produção, seus conceitos, ferramentas e

diretrizes para uma aplicação eficaz,

de forma bastante detalhada, com muitos exemplos e 25 casos reais.

A3 da Toyota na Prática

Dá uma olhada no sumário! Mais de uma centena de figuras!

Síntese 1&2

Síntese 3&4

Se voce se interessa pelo tema, adquira o Ebook na “AMAZON.COM”

A3 da Toyota na Prática: Segunda Edição

Mais barato que um Big Mac!

Visite e siga o Blog Quality Way:        https://qualityway.wordpress.com/

Vale a pena ler o post original do autor:

Metodologia A3 como instrumento de Melhoria Contínua

E também verificar os seus mais de 100 posts:

https://www.linkedin.com/today/author/0_3TG7dd8Y-w4r5wYTbPQlCg?trk=prof-sm


Sobre o autor: Edson Miranda da Silva

sobre-edson-m-da-silva-nov16

 

 

15 comentários

  1. […] A3 REPORT “é uma ferramenta onde problema, análise, ações corretivas e plano de ação são escritos em apenas uma das faces de uma única folha de papel tamanho internacional A3 (297 x 420 mm), normalmente utilizando-se gráficos e figuras.Portanto, o relatório A3 é a ferramenta para apresentar de forma sintetizada e organizada a solução encontrada para o problema. Conta a história do problema, como será resolvido (plano de ação) e como saberemos que as melhorias foram implementadas (acompanhamento)” – Edson Miranda da Silva […]

    Curtir

Deixe um comentário