Gestão da Qualidade Total: verdades e mitos por Felipe Setlik

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Por Felipe Setlik

São muitos os pontos de processamento até a efetiva entrega de um produto ou serviço ao cliente final.

Há primeiramente a expedição de uma ordem de serviço, com o seguinte ordenamento das matérias-primas, a posterior fabricação dos itens, que é seguida de uma minuciosa inspeção dos produtos e assim por diante.

Nesse percurso, qualquer falha cometida — como um erro de cálculo ou um simples engano de pedido de material — pode acabar impactando a qualidade do que a empresa entregará.

Pois se esse resultado nada ideal está diretamente ligado a processos mal planejados e executados, é de se imaginar que com os sistemas corretos para criar e graduar sua seleção você certamente terá uma chance muito maior de conseguir colocar tudo em ordem e satisfazer seus clientes, não concorda?

Uma vez que todas as atividades envolvidas no processo contribuem para o produto ou serviço final, pode-se deduzir que praticamente todos os departamentos estão envolvidos, certo?

Assim, não apenas o setor de fabricação ou o time operacional colocam a mão na massa, mas também os recursos humanos, a contabilidade, o marketing e os demais setores.

E essa é a essência da estratégia da Total Quality Management (TQM) ou gestão da qualidade total.

Você por acaso sabe o que é isso e como aplicar tal ideia em seu negócio?

Pois então confira nosso post de hoje e aprenda agora mesmo:

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 Conceituação de gestão da qualidade total

O TQM é basicamente uma filosofia de gestão por meio da qual todos em uma organização se esforçam para melhorar continuamente os produtos, serviços e processos ali desenvolvidos, sempre buscando a maior satisfação dos clientes.

A ênfase está na melhoria planejada, um ciclo contínuo de aperfeiçoamentos e feedbacks que contribui com a entrega dos melhores produtos e serviços possíveis.

Diz-se que a ideia desse método surgiu no Japão, dentro da montadora de automóveis Toyota, superando o período do fordismo norte-americano.

Pré-requisitos para a aplicação da TQM

Para que tal filosofia estratégica e organizacional seja adequadamente abraçada pela empresa, é necessário que exista uma grande transparência no fluxo de informações dentro da organização.

Para isso, todos os colaboradores precisam entender como o negócio funciona, estando a par da missão, dos planos e das metas da empresa para o período.

Como a metodologia define como os negócios são conduzidos, muitas vezes precisará haver uma reestruturação na organização.

E aí entra o empenho dos funcionários para que tudo dê certo.

Lembre-se de que produtos e serviços de qualidade são desenvolvidos por pessoas de qualidade, que trabalham juntas em um ambiente adequado.

Desenvolvimento da estratégia de TQM

Há diversos benefícios na implementação de uma estratégia de TQM na empresa, começando pelo crescimento da satisfação dos clientes, que passam a confiar mais no potencial do negócio.

Com a gestão da qualidade total passa-se a ter também um aumento na produtividade e a consequente minimização dos dispêndios da cadeia de produção, proporcionando melhoras contínuas aos processos adotados e, assim, aos produtos e serviços oferecidos no mercado.

Dependendo do cenário, torna-se viável inclusive acessar fatias maiores de mercado de maneiras cada vez mais eficazes.

Aplicação prática da estratégia de TQM

Para o TQM funcionar, todos na organização têm que estar envolvidos, sendo preciso implementar uma cultura da qualidade na empresa, segundo a qual as pessoas se portem constantemente procurando por maneiras de melhorar o processo.

Assim, é essencial que a comunicação organizacional se torne uma realidade em todos os níveis do negócio.

Com a instalação de uma abordagem TQM, há três principais oportunidades de se fazer melhorias e aumentar a eficiência da organização:

  • Clientes externos: o que é possível fazer para garantir que seus clientes estejam completamente satisfeitos com seu produto ou serviço?
  • Clientes internos: como se pode ter certeza de que seus fornecedores e funcionários sabem o que precisa ser realizado para produzir um produto de qualidade?
  • Processos de negócio: como você pode melhorar os próprios processos, reduzindo custos e o tempo gasto?

Quando o TQM é abraçada pela organização, passa a integrar sua política interna e fazer parte da cultura corporativa, criando assim uma tradição de sucessivos aperfeiçoamentos e foco amplo na qualidade total.

Nesse cenário, os empreendedores passam a ter uma empresa mais fina, que realmente faz a diferença no mercado e acelera o caminho do sucesso.

Parece mais que bom, não acha?

E você, já pensou em adotar essa solução em sua empresa para conquistar mais sucesso, agradar ainda mais seus clientes e obter cada vez mais lucratividade?

Como você lida com a qualidade em seu negócio?

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Verdades e mitos sobre a gestão da qualidade total

A gestão da qualidade total é um dos conceitos que sua empresa pode utilizar para alcançar melhores resultados em todos os seus processos.

Ela está associada à famosa ISO 9001 e à certificação de qualidade — que muitas empresas almejam obter.

Porém, boa parte dos gestores não está totalmente familiarizada com este conceito, envolto em uma série de mitos.

Neste artigo, vamos esclarecer tais mitos com informações reais sobre como a gestão da qualidade total pode ser implementada e quais são seus benefícios.

Confira:

“A gestão da qualidade total está ultrapassada”

É verdade que este conceito esteve em maior evidência durante a década de 1990.

Porém, ainda hoje ela possui relevância e impacto.

O que observamos é que os princípios apresentados pela gestão da qualidade total foram, de certa forma, absorvidos pela teoria da administração em geral.

Em outras palavras, embora o nome “gestão da qualidade total” não seja mais ouvido com tanta frequência, as ações que ele sugere são bastante familiares para a maioria dos gestores.

É possível que, mesmo sem saber, você esteja trabalhando com alguns aspectos deste conceito em sua empresa.

“Sua implementação é muito difícil”

Na realidade, a implementação da gestão da qualidade total não é difícil, mas complexa.

Ela exige um trabalho em diferentes níveis: um olhar externo e, ao mesmo tempo, um olhar interno.

É necessário ter uma noção clara do que o cliente e o mercado demandam, em termos de qualidade.

Em alguns segmentos, isso pode ser bem específico, como o enquadramento em certas normatizações; em outros, é completamente subjetivo, e varia de acordo com a percepção de qualidade dos clientes.

Também é preciso enxergar os colaboradores, identificando de que maneira trabalho em equipe, motivação e melhoria contínua podem ser incutidas em sua cultura de trabalho.

Esses três valores são a base da inovação e da qualidade.

Em outras palavras, a gestão da melhoria contínua requer uma transformação profunda na organização.

“Sua implementação é muito burocrática”

Sim, existe burocracia envolvida na implementação da gestão da qualidade total.

Obviamente, é preciso registrar e monitorar tudo. Sistemas de controle são essenciais para o sucesso deste conceito, como veremos a seguir.

Porém, essa burocracia não é um desperdício de recursos: ela, na realidade, permite que sua empresa e seus funcionários sejam mais eficientes.

No final das contas, a melhoria obtida em qualidade irá evitar retrabalhos, agilizar os processos e aumentar a produtividade.

“A gestão da qualidade total não traz resultados tão expressivos”

Se a sua empresa não está obtendo excelentes resultados através deste conceito, o motivo pode estar relacionado à falta de sistemas de controle.

Estes sistemas permitem avaliar a qualidade, essencial para o desenvolvimento de estratégias de melhoria.

Isso envolve monitorar, de maneira consistente, indicadores relevantes.

Alguns exemplos são: tempo de resposta às reclamações, tempo para troca de produto defeituoso, taxas de cancelamento de pedidos por falta de estoque e taxa de atraso na entrega de pedidos.

Outro problema que pode estar levando à ineficácia da gestão da qualidade total é a falta de preparação dos funcionários.

Eles devem estar apropriadamente treinados para realizar o controle de qualidade.

Conforme a situação, sua empresa também precisa desenvolver a autonomia dos colaboradores, para que eles tenham visão e iniciativa para adotar práticas que conduzam a melhorias.

Podemos afirmar que a gestão da qualidade total tem o potencial para revolucionar o desempenho de uma empresa, em todos os seus níveis e processos.

É preciso apenas estar disposto a realizar mudanças igualmente abrangentes na filosofia de trabalho da equipe e da organização como um todo.

Você conhece mais algum mito sobre a gestão da qualidade total? Compartilhe conosco nos comentários!


Este artigo foi publicado no BLOG QUALIDADE SIMPLES:

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Verdades e mitos sobre a gestão da qualidade total

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Sobre o autor:  Felipe Setlik    https://br.linkedin.com/in/felipesetlik 

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